sábado, 6 de setembro de 2025

12 Questões de Direito Processual Civil - Instituto de Resolução de Demandas repetitiva e recursos repetitivos - Dificuldade Média

  Curso de Direito Processual Civil – 27ª Ed. 2025: revisado com as últimas leis e julgados do STF, essencial para sua aprovação e prática. 👉 Compre aqui

Questão 1 

O incidente de resolução de demandas repetitivas pode ser instaurado quando houver efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de fato, sem necessidade de identidade jurídica relevante. CERTO ou ERRADO?


Questão 2 

Segundo o CPC/2015, a instauração do IRDR depende de decisão colegiada do tribunal competente, e sua suspensão deve alcançar todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a mesma questão de direito. CERTO ou ERRADO?


Questão 3 

A decisão do tribunal no IRDR vincula apenas as partes diretamente envolvidas no processo piloto, não se estendendo a processos futuros ou a outros juízes vinculados ao mesmo tribunal. CERTO ou ERRADO?


Questão 4 

O STJ entende que o regime dos recursos repetitivos é instrumento de uniformização da jurisprudência e de racionalização processual, de modo que a tese fixada possui eficácia vinculante perante os juízes e tribunais de todo o país. CERTO ou ERRADO?


Questão 5 

O STF admite a utilização do IRDR em matéria de controle concentrado de constitucionalidade, como mecanismo de uniformização da jurisprudência em sede de ações diretas. CERTO ou ERRADO?


Questão 6 

A decisão firmada em IRDR pode ser objeto de reclamação, caso não seja observada por juízes ou tribunais, constituindo instrumento de preservação da autoridade da decisão e da isonomia. CERTO ou ERRADO?

Questão 7 

A instauração do IRDR pode ser provocada exclusivamente pelo relator do processo repetitivo, sendo vedada a legitimidade às partes, ao Ministério Público ou à Defensoria Pública. CERTO ou ERRADO?


Questão 8 

De acordo com o CPC, a decisão que resolve o IRDR poderá ser objeto de recurso extraordinário ou especial, admitindo-se inclusive a técnica da repercussão geral ou dos recursos repetitivos no STF e STJ. CERTO ou ERRADO?


Questão 9 

O STJ entende que o regime dos recursos repetitivos permite que, após a afetação de determinado tema, os tribunais de origem suspendam a tramitação dos processos, salvo nos casos de tutela de urgência. CERTO ou ERRADO?


Questão 10 

A tese firmada em julgamento de recurso repetitivo deve ser observada obrigatoriamente apenas pelos juízes vinculados ao tribunal que a proferiu, não possuindo eficácia nacional. CERTO ou ERRADO?


Questão 11 

O IRDR exige, além da repetição de processos, que exista risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica, de modo que sua instauração não é cabível quando a controvérsia já estiver pacificada em súmula vinculante do STF. CERTO ou ERRADO?


Questão 12 

A modificação ou superação da tese firmada em IRDR ou em recurso repetitivo deve observar a cláusula de stare decisis qualificado do CPC, exigindo fundamentação adequada e específica. CERTO ou ERRADO?

 Curso de Direito Processual Civil – 27ª Ed. 2025: revisado com as últimas leis e julgados do STF, essencial para sua aprovação e prática. 👉 Compre aqui

📑 Gabarito Comentado

Questão 1 – ERRADO

  • CPC, art. 976: IRDR exige controvérsia sobre questão unicamente de direito, não apenas de fato.

Questão 2 – CERTO

  • CPC, art. 982: a decisão que admite o IRDR determina a suspensão de todos os processos individuais ou coletivos que versem sobre a questão.

Questão 3 – ERRADO

  • CPC, art. 985: a tese fixada em IRDR tem efeito vinculante sobre todos os juízes e órgãos fracionários do tribunal, além de se aplicar a casos futuros.

Questão 4 – CERTO

  • CPC, art. 927, III: decisões em recursos repetitivos são de observância obrigatória em todo o território nacional.

Questão 5 – ERRADO

  • O IRDR é voltado a causas repetitivas de direito infraconstitucional, não a controle concentrado de constitucionalidade, competência exclusiva do STF.

Questão 6 – CERTO

  • CPC, art. 988, IV: cabe reclamação para garantir observância de tese firmada em IRDR ou recursos repetitivos.     


📊 Resumo do Gabarito

QuestãoRespostaFundamentação
1ErradoArt. 976 CPC – questão unicamente de direito
2CertoArt. 982 CPC – suspensão geral dos processos
3ErradoArt. 985 CPC – efeito vinculante amplo
4CertoArt. 927, III CPC – repetitivos são vinculantes
5ErradoIRDR não se aplica a controle concentrado
6CertoArt. 988, IV CPC – cabimento de reclamação

📘 Como Passar em Concursos FGV – Questões comentadas, dicas e o segredo da aprovação. 👉 Garanta o seu aqui

✨ O melhor amigo do concurseiro FGV! 👉 Clique e confira


Questão 7 – ERRADO

  • CPC, art. 977: IRDR pode ser suscitado por juiz, partes, Ministério Público ou Defensoria Pública. Não é exclusivo do relator.

Questão 8 – CERTO

  • CPC, art. 987: cabe RE e REsp da decisão do IRDR; admite-se técnica de repercussão geral (STF) e repetitivos (STJ).

Questão 9 – CERTO

  • CPC, art. 1.037, II: afetação de tema repetitivo gera suspensão de processos, salvo para tutela de urgência.

Questão 10 – ERRADO

  • CPC, art. 927, III: tese em recurso repetitivo é de observância obrigatória em âmbito nacional.

Questão 11 – CERTO

  • CPC, art. 976, §4º: não cabe IRDR quando já houver súmula ou jurisprudência dominante do STF/STJ.

Questão 12 – CERTO

  • CPC, art. 927, §4º: superação de precedente vinculante exige fundamentação adequada e específica.


📊 Resumo do Gabarito

QuestãoRespostaFundamentação
7ErradoArt. 977 CPC – partes, MP e Defensoria também podem suscitar
8CertoArt. 987 CPC – cabem RE e REsp
9CertoArt. 1.037, II CPC – suspensão, salvo tutela de urgência
10ErradoArt. 927, III CPC – eficácia nacional
11CertoArt. 976, §4º CPC – não cabe IRDR se já houver súmula vinculante
12CertoArt. 927, §4º CPC – stare decisis qualificado

Nenhum comentário: