Anuncios

terça-feira, 2 de julho de 2019

Questões sobre a temática Planejamento Estratégico


Questões sobre a temática Planejamento Estratégico da Banca CESPE/UNB

O controle estratégico decorrente do planejamento estratégico envolve decisões      relacionadas a alterações de objetivos estabelecidos em função de alterações ambientais.
A questão acima está correta, observe que a assertiva liga o conceito controle estratégico com decisões relacionadas a objetivos, que também, encontra-se estritamente ligado a objetivo, que também está no nível estratégico de uma organização. A questão também aborda de maneira intrínseca as funções administrativas em nível estratégico (Planejamento Estratégico/Controle Estratégico). O candidato nem precisaria ter um conhecimento aprofundado sobre Planejamento Estratégico, bastava apenas que se ligasse as funções administrativas que são o Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.         

O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades
A questão acima está errada, a questão peca ao afirmar que o diagnóstico estratégico pertence a primeira fase do planejamento estratégico. De acordo com o modelo de Planejamento Estratégico de Steiner, o Planejamento Estratégico é composto de 3 etapas: Premissas, Planejamento e Implementação e Revisão. O diagnóstico estratégico não fica contido apenas na primeira etapa (Premissa), ele fica entre a etapa da premissa, e planejamento.          

O primeiro passo no planejamento é a fixação de metas específicas e desafiadoras para orientar o seu cumprimento e melhorar o desempenho da organização.
A questão acima pela Banca da CESPE/UNB disse que a questão estava certa. Mas ao analisarmos ela está errada.  Existem muitos passos antes de se fixar a meta, um dos passos que vem antes é a fixação do objetivo de uma organização. Metas só são definidas quanto se tem um conhecimento médio da organização, depois do SWOT, Fixação: de Missão, Visão, Objetivos, Politicas Estratégicas entre outros.                         

Questões sobre a temática Planejamento Estratégico da Banca FCC

Planejamento Estratégico envolve a definição da missão, visão e valores da organização, bem como um diagnóstico institucional que identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização.
A questão está correta. Boa parte das questões sobre o planejamento estratégico vai cobrar do candidato, o que se faz em cada etapa do modelo de Steiner de Planejamento Estratégico. Primeiro você tem que saber que neste modelo temos 3 etapas: Premissas, Planejamento e Implementação e Revisão.
O que se realiza em cada?
Para ficar mais simples, vamos começar de trás para frente
Implementação e Revisão:
Organização e implementação de Planos; 
Revisão e Avaliação de Planos;
Planejamento:
Planejamento e Planos Estratégicos  
Definição de Objetivos, Missões. Visões, Políticas Estratégicas
Programação, Programas Médio Prazo
Programação, Programas Curto Prazo
Definição de Metas
Premissas:
Avaliação de SWOT

Nenhum comentário:

Compartilhe!