Anuncios

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Resenha do Texto - Xeque ao Império

Como o Fórum Mundial no Pará esta próximo! Estaremos conversando eu e você leitor, mais sobre questões sociais mundiais, sempre que possível.


Resenha realizada do Texto - Xeque ao Império que pode ser acessado no site do Fórum Social Mundial :

http://www.forumsocialmundial.org.br/dinamic/galeano.php


Texto - Xeque ao Império Autor – Eduardo Galeano

O jornalista uruguaio Eduardo Galeano é o autor do clássico livro, “Às veias abertas da América Latina”. Nesta obra, ele disserta sobre as múltiplas formas de exploração dos países da América Latina pelos países intitulados imperialista.

No texto escolhido para explanarmos, “Xeque ao Império”, observamos que ele traça um relato voltado a conturbada política externa americana do governo Bush, que desde o 11 de setembro resolveu vira o grande Xerife, tentando “resolver” problemas de conflitos por todo o mundo. Em muitos locais, como o Iraque, o USA criaram problemas maiores dos que já existiam naquela área.

Na concepção do autor, os discursos poderiam ser modificados pelo governo Bush, que em vez de falar que irá destruí seus inimigos, deveria mencionar que irá construí-los e que ao invés de bombas e armas, os E.U.A deveria utilizar mais a justiça, com eqüidade, com respeito e solidariedade.

Nenhum comentário:

Compartilhe!