Anuncios

quinta-feira, 3 de abril de 2008

10 Rápidas dicas de como construir plano de negócios consistentes.

Dica 1: Comece com o levantamento de material tanto em a pesquisa, recorte de jornais e revistas especializadas e estatísticas sobre o negócio que queira montar;

Dica 2 : Criar um plano de negócio é 5% de inspiração e 95% de transpiração... Não há truques para realizá-lo é só trabalho e pesquisa.

Dica 3: Com todo o material lido, comece a escrever aleatoriamente sobre o assunto. Tanto faz o que você irá escrever: observações, críticas, novas idéias . Isso é realizado assim para que você não pare pelo meio do trabalho! Nessa parte o que interessa é que você escreva sobre o assunto.

Dica 4 : Tenha sempre pessoas com senso crítico, e que possa avaliar juntamente com você, a redação, ou alguma informação contida no projeto. Estas poderão ajudá-lo a consolidar mais a idéia de partes do projeto, como a visão e missão da empresa.

Dica 5: Realize as entrevistas com pessoas do negócio para o qual você queira montar o plano de trabalho. Paralelamente, a construção do projeto, pois,estas poderão ajudá-lo a dirimir qualquer dúvida que possa ocorre na concepção do projeto.

Dica 6: Sempre comece a escrever pelo desenvolvimento do plano de negócio, pois este contém a idéia de como será o funcionamento do negócio. A Introdução é sempre a última a ser escrita, pelo motivo de que esta ser uma síntese de todo o plano de negócio e também ser a parte mais lida, pois se as pessoas não gostarem da introdução dificilmente lerão o resto do projeto.

Dica 7 : No momento de expor dados estatísticos prefira gráficos a tabelas.Pois, gráficos são de mais fácil visualização e assimilação. Caso seja necessário colocar ambas as formas a ordem é a seguinte primeiro o gráfico depois a tabela.

Dica 8: A linguagem do trabalho tem que ser mais impessoal e formal possível, neste tipo de redação não há espaço a linguagem coloquial.

Dica 9: Tente sempre seguir grande parte das regras da ABNT.

Dica 10: Sempre que construir o projeto, faça também uma forma resumida do projeto também!

Nenhum comentário:

Compartilhe!