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quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Core Competência, Competência Distintiva e Vantagem Competitiva: Qual é a diferença?

1. Titulo Original em Inglês

(Core Competence, Distinctive Competence, and Competitive Advantage: What Is the Difference?)

2. Autora

Ann Mooney

3. Publicação:

Journal of Education for Business- November\ December 2007 - Heldref Publications

4.Sinopse Bibliográfica

Este artigo trata de como trabalhar a liderança eficaz no governo. O autor menciona 7 pontos que se trabalhados poderão render melhoria na gestão pública. Os pontos são os seguintes:

Construir uma unidade de Propósito ou Finalidade;

O autor fala que esta unidade de Propósito terá como finalidade de mostrar a visão empresarial, valores desta. Isto é esta unidade ficaria responsável em repassar os pontos da cultura organizacional da empresa aos colaboradores engajando e instruindo este para o melhor rendimento e desempenho das atividades.

Clarificar Direções;

Este ponto diz que as direções que as empresa tem que seguir tem que ser claras e compreendidas por todos os colaboradores da empresas.Com isso, se está bem próximo do sucesso, pois monstrando a direção aos colaboradores estará se criando uma visão empresarial.
Isto é de onde eu quero sair e onde eu quero chegar… E mais, essas direções também terão que ter todo o passo a passo de como atingir um determinado objetivo. Haverá uma espécie de workout, onde os colaboradores opniarão se tal objetivos, com aqueles passos podem ou não ser atingindos.

Mudando da Transação para a Transformação;

O autor utiliza nesse tópico para falar nas diferenças de pesperctivas dentro de uma mesma empresas. Pensamento estratégico, tático e operacional, onde deve haver uma concatenação entre este três niveis.

Construindo um serviço de Excelência aos Consumidores;

Os servidores públicos são especiais. Pois não tem bons salários, bonus, stock options e outros beneficios dados no setor privado.

Aumentar Supervisão – Gestão por Competência;

O autor menciona criação de feiras ou outro sistema de trabalho produtivo onde o colaborador ficasse motivado e tivesse o senso claro de direção. Esse tópico não é simples. Construir uma força trabalho é rico em diversidades e talentos, consistindo esta ação em um desafio.
Esta habilidades e competências requerem do gestor uma gestão eficiente e eficaz.

Instituir Metas ou Indicadores de Performance;

Neste tipo de gestão segundo o autor há sempre necessidade de se estar mensurando os resultados obtidos e sempre corrigindo algumas metas e ações ao longo do percurso. O autor utiliza a idéia de um barco e um GPS. Os indicadores também servem para observar o nivel de eficácia de determinada equipe e liderança e a necessidade de modificação de algumas prática, caso seja necessário.

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