Anuncios

segunda-feira, 13 de junho de 2022

A importância da diversificação para os investimentos

Diversificar é importante, mas temos que saber a hora certa de fazer! E não simplesmente espalhar o dinheiro, em vários tipos de investimento sem ter controle algum, e achar que em um determinado dia, aquele valor que você colocou se multiplicará sozinho.

Tenha em mente aquela imagem malabarista de pratos, ele primeiro coloca o primeiro prato rodando depois, vai colocando um a um até que todos estão no alto rodando ao mesmo tempo. Isso também tem que ser feito com o seu investimento.

Colocaremos de forma didática em 3 linhas/Prato: 


Linha/Prato 1(Investimentos mais líquidos, e de menor risco)

 

Primeiro você consolida os investimentos de liquidez diária(Poupança de alguns bancos eletrônicos, Tesouro direto Selic), e que você pode retirar a qualquer momento, reúna nele um valor de mais ou menos 6 vezes o quanto você ganha. Se você ganha 2 mil Reais, você terá que ter 12 mil reais em reserva. 

Saiba que essa primeira linha de investimentos será a sua “estaca de segurança” do alpinismo, vai ser o seu “ponto de conforto”, pois vai te possibilitar ir para outros investimentos de mais risco, pois seus investimentos estarão em segurança nessa linha. Se nessa caminhada acontecer algum problema esta linha é que será utilizada para sanar a questão.

Essa primeira linha é educativa, pois quando você faz ela, é sinal que você está fazendo bem o seu “dever de casa” com suas finanças. Outro aspecto sobre essa linha/prato 1 é que quando as coisas estiverem ruins com as linhas/pratos 2 e 3 é ela que  vai segurar tudo. Essa linha é uma das mais sensíveis por dois fatores, o primeiro fator é a linha que está mais próximo de você, está sujeito às suas mudanças repentinas.

O segundo fator é que esta é a linha que cria outras formas de renda passiva, pois como ela é a que tem mais liquidez, é dela que sairá o dinheiro para financiar a entrada de mais investimentos. Você tem que construir um sistema que se “movimente” sozinho.    


Linha/Prato 2 (Investimento de liquidez moderada, e risco moderado)


Quando tiver esse investimento consolidado, você passará para este estágio, os investimentos que vão ocupar essa linha, são os CDB, retirando aqueles de liquidez diária, fundo de investimentos, aqueles empréstimos P2P para empresas e pessoas física

Perceba que as linhas 1 e 2 vão gerar dinheiro para você, e sem tanto risco. A união dos dois níveis juntos da um 80% de toda a sua carteira de investimentos. Sendo que 60% ficará na linha 1, e os outros 20% ficam na linha 2. O restante 20% está para os investimentos da linha 3.


Linha/Prato 3 (Investimento de liquidez baixa, e risco alto)


Essa linha de investimento é voltada para ações brasileiras e internacionais , fundos imobiliários e ETF entre outras. Essa linha permitirá a você ganhar duplamente com a rentabilidade do papel, e com o dividendos. 

Esse tipo de investimento tem muita volatilidade. Por isso, há a necessidade de que haja as linhas 1 e 2,pois caso a linha 3 não gere lucro, existe a linha 1 e 2 para repor o que foi perdido na linha 3. Se a linha 3 for bem, são 3 linhas gerando lucro para você.

Há necessidade de lembrar que as 3 linhas têm que estar interligadas. Mas isso é assunto para outro dia, vamos ficando por aqui! Até mais.  


Nenhum comentário:

Compartilhe!